Manta Buteo buteo buteo
Manta Buteo buteo buteo (LINNAEUS, 1758)
Descrição Esta rapina é uma ave de fácil identificação, por ser a de maior porte que nidifica na Madeira. Possui plumagem de cor acastanhada, bico com base amarela e ponta escura e patas amarelas e sem penas. Em voo, podemos observar na parte inferior das suas asas redondas as rémiges claras com as extremidades escuras e o mesmo padrão para a cauda. O comportamento em voo é peculiar, plana em círculos e aproveita muitas vezes a ‘boleia’ das correntes de ar quentes para a subir.
Distribuição A Manta, ou Águia-de-asa-redonda como é conhecida em Portugal continental, é de ocorrência comum ao longo de toda a ilha da Madeira, no Porto Santo e por vezes é observada também nas ilhas Desertas.
Habitat O Buteo buteo é observado em diferentes tipos de habitats, como zonas de floresta indígena ou exótica, áreas de vegetação baixa, áreas agrícolas e zonas de paisagem humanizada.
Nidificação As mantas fazem os seus ninhos em zonas altas, ravinas de densa vegetação ou em árvores muito altas, com um amplo campo de visão do ninho, de onde podem rapidamente visualizar a aproximação de possíveis ameaças. O casal inicia a construção do ninho em Fevereiro e dá início à incubação dos ovos (dois ou três) em meados de Abril/Maio. As crias estão prontas a sair do ninho três ou quatro meses depois.