Cigarrinho Sylvia conspicillata orbitalis

by Wind Birds on 04/21/2011

Cigarrinho Sylvia conspicillata orbitalis (WAHLBERG, 1854)

Descrição

O Cigarrinho é uma subespécie endémica da Madeira, devido ao facto da sua plumagem ser mais escura do que as congéneres do continente europeu. Esta pequena ave é facilmente identificada pelo contraste entre o cinzento da sua cabeça e o branco da sua garganta e abdómen. A cabeça e o dorso da fêmea são mais acastanhados. É uma ave de difícil observação por se esconder constantemente entre os arbustos, embora facilmente distinguível das outras aves pelo seu chamamento genuíno.

Distribuição

Pouco se sabe sobre esta subespécie, mas alguns ninhos foram encontrados um pouco por toda a ilha da Madeira, em grupos pequenos e em zonas de difícil acesso. A presença desta espécie em Porto Santo não se encontra confirmada.

Habitat

Esta ave poderá ser observada em áreas muito densas em arbustos, onde raramente são perturbadas. Não é uma ave observável na floresta Laurissilva ou em zonas muito húmidas.

Nidificação

Constrói o ninho no interior dos arbustos e coloca 3 a 6 ovos em cada uma das 2 possíveis posturas anuais.

Curiosidade

É uma ave enigmática da avifauna madeirense porque pouco se sabe sobre a sua ecologia, além de ser muito tímida e de difícil observação.

No comments yet.

Write a comment: