Calcamar Pelagodroma marina hypoleuca
Calcamar Pelagodroma marina hypoleuca (WEBB, BERTHELOT & MOUQUIN TANDON, 1841)
Descrição
Esta pequena ave marinha é relativamente fácil de identificar pelas suas longas pernas negras e pelo seu voo peculiar, em que parece “saltitar” de um lado para outro sobre a superfície do mar. A parte inferior do seu corpo é branca sendo que as asas apresentam um contorno escuro. A cara é também de cor clara com uma linha cinza escura ao longo dos olhos. A parte superior e as asas são cinzento-escuras e a ave apresenta uma banda branca na cauda. O bico é preto .
Distribuição
O Calcamar é uma espécie migratória, como subespécie ocorrem nos arquipélagos da Madeira e das Canárias, sob a forma P. m. hypoleuca e no arquipélago de Cabo Verde, sob a forma P. m. eadesi. No arquipélago da Madeira, esta ave nidifica apenas nas ilhas Selvagens (Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora), onde pode ser facilmente observada no mar, entre Janeiro e Agosto.
Habitat
Esta ave passa a maior parte de seu tempo no mar, alimentando-se de plâncton e raramente é vista a seguir barcos. Apenas visita a terra para nidificar e durante noite, silenciosamente.
Nidificação
Ambos os progenitores escavam o ninho fundo em terreno arenoso. Nas ilhas Selvagens, os ninhos são protegidos por dois tipos de plantas da espécie e Mesembryanthenum cristallinum e M. nodiflorum. As raízes dessas plantas seguram o túnel de acessos ao ninho. Um único ovo é posto no final de Março e eclode em Maio. Oito a dez semanas depois os juvenis estão prontos a voar.