Bico de Lacre Estrilda astrild

by Wind Birds on 04/21/2011

Bico de Lacre Estrilda astrild (LINNAEUS, 1758)

Descrição

O Bico de Lacre é uma espécie africana introduzida na Madeira, onde nidifica actualmente em locais junto à agua e com normalmente com juncos ou cana-vieira. Possui o corpo com riscas acastanhadas, sendo a parte superior mais escura do que a parte inferior. É facilmente identificado pelo seu bico e máscara vermelhos quando adultos. As aves mais jovens têm o bico castanho-escuro e o corpo mais claro. As fêmeas e machos são de difícil distinção por serem muito semelhantes em cor e tamanho, contudo os machos, em época de reprodução apresentam o ventre avermelhado.

Distribuição

Esta ave pode ser encontrada na costa litoral sul da ilha da Madeira.

Habitat

Os bicos de Lacre podem ser observados em habitats de vegetação alta como pântanos ou caniçais, normalmente perto de água fresca.

Nidificação

Os Bicos de Lacre constroem os seus ninhos no fundo da vegetação densa, com caules entrelaçados em forma de bola grande. Esta espécie põe entre 4 a 6 ovos em cada postura e pode ter até 4 posturas por ano. Macho e fêmea incubam os ovos durante quase duas semanas até o nascimento das crias e alimentam-nas durante duas a três semanas até que as jovens aves aprendam a voar.

No comments yet.

Write a comment: