Alma negra Bulweria bulwerii
Alma negra Bulweria bulwerii (JARDINE & SELBY, 1828)
Descrição
É um petrel com o corpo todo escuro (preto/cinzento escuro) e esguio, com grande envergadura de asas em relação ao corpo, asas pontiagudas e cauda longa. A cabeça é pequena com um bico pequeno. Não existem dimorfismos sexuais evidentes, apesar do bico e do tarso ser maior no sexo masculino. O voo da Alma-negra é geralmente não muito elevado em relação ao nível da água do mar, especialmente com ventos fortes. Normalmente voa sozinha ou aos pares.
Distribuição
Esta ave marinha é uma espécie característica de águas tropicais e subtropicais, variando entre 10º S e 40º N, no Nordeste do Atlântico, Pacífico e Índico. No Atlântico, nidifica nas Ilhas Canárias, todas as ilhas do arquipélago da Madeira e em algumas ilhas de Cabo Verde e Açores.
Habitat
Alma-negra é uma ave pelágica, que só vem a terra durante a época de reprodução e à noite, com a única função de nidificar e procriar. Em terra prefere ilhas rochosas ou ilhas com pouca ou nenhuma perturbação. Alimenta-se de pequenos peixes à superfície.
Nidificação
Os ninhos são geralmente buracos naturais no solo ou nas rochas, não escavados pela ave. Os casais reprodutores de Alma-negra começam a ser vistos em terra, no arquipélago da Madeira, a meados de Abril, põem o ovo entre o final de Maio e Junho e abandonam o ninho juntamente com os juvenis em Setembro.